Mostre seu trabalho.
Texto inspirado no livro de Austin Kleon.
10 Maneiras de Compartilhar sua
criatividade e ser reconhecido.
Durante as mentorias sobre carreira ou nos processos de Coaching que atendo, percebo que existem várias dúvidas para construir uma carreira sólida e que seja de grande valor para a pessoa. A jornada para construção de uma posição profissional, uma carreira de valor, passa por várias etapas e desafios. Esses obstáculos, nos mostram e nos apresentam para oportunidades de aprendizados que ajudarão a impulsionar e viver experiências e aprendizados.
Uma das dúvidas que sempre aparece e tentamos trabalhar em um processo de mentoria ou Coaching é sobre como mostrar o trabalho profissional. Evidenciar suas grandes realizações de forma natural, pode ser um desafio grande para algumas pessoas, mas para outras pode ser facilmente alcançadas. Na minha opinião, não existe uma receita ou metodologia, mas sim algumas sugestões que se aplicadas no dia a dia podem gerar resultados. Atualmente, por estarmos em um momento de distanciamento social, existe um desafio maior para mostrar o seu trabalho e é aqui que precisamos ter uma atenção para encontrar oportunidades.
O processo de desenvolvimento profissional, passa por adaptações e grandes aprendizados. O caminho é só seu, não adianta encontrar um modelo e seguir exatamente a risca só porque alguém obteve sucesso. Confie sempre no trajeto que está percorrendo e que você traçou, pois, é nele que você estará mais engajado a trabalhar e realizar todas as ações.
Tendo um crescimento profissional sustentável, de forma coerente com seus valores e propósitos, naturalmente seu trabalho será evidenciado devido à qualidade e resultados. Para ajudar a potencializar esse resultado e conseguir apresentar melhor o seu trabalho, trago algumas dicas que foram totalmente inspiradas no livro: Mostre seu trabalho! 10 maneiras de compartilhar sua criatividade e ser descoberto de Austin Kleon.
Espero que se inspire e aplique no seu dia a dia.
Dica 1: Você não tem que ser um gênio.
Grandes gênios da nossa história estão de alguma forma conectados com pensadores, teóricos, artistas, curadores formando um “ecossistema de talentos” onde sempre contribuem um com o outro no desenvolvimento intelectual. Uma dica para se desenvolver é encontrar um momento que precise de uma solução e na ajuda de tentar resolver, torne-se um amador, uma pessoa que desconhece totalmente a situação, assim você sempre terá mais pensamentos para ajudar em uma solução.
Em algumas ocasiões, temos uma chance maior de resolver problemas se compartilharmos com pessoas que não são experts no assunto, dessa forma, elas olharão de um jeito diferente justamente por não possuir um conhecimento da situação.
O amador tem a oportunidade de olhar as situações de uma forma diferenciada, dando ideias que talvez não tenha sido pensadas. Não tenha vergonha de ser um amador, são essas pessoas que mais se desenvolvem e se permitem ser grandes gênios.
Dica 2: Pense em processo e não em produto.
Pense em compartilhar suas experiências e os caminhos que te levam a entregar os seus resultados. Antigamente pessoas famosas como pintores, músicos, artistas entre outros, apresentavam o resultado final de uma longa jornada de trabalho, dessa forma, todos tinham a visão do produto mas não da experiência da criação. Hoje com o acesso às redes sociais e diversos meios de comunicação, ficou muito simples você compartilhar qualquer momento e ideia, isso é o que as pessoas mais gostam, fazer parte da construção e entender os bastidores para poderem se inspirar.
Procure um formato de compartilhamento que te ajudará a mostrar o seu trabalho. Se você é uma pessoa que tem o próprio negócio, certamente as redes sociais te ajudarão com o compartilhamento do processo de criação dos seus produtos. Se você trabalha em uma empresa e gostaria de apresentar mais do seu trabalho, você poderá pensar em algo como pequenas apresentações para os seus pares de trabalho, isso te ajudará a desenvolver mais habilidades e irá colaborar para mostrar os seus esforços.
Dica 3: Compartilhe um pouco todos os dias.
Compartilhar um pouco todos os dias te ajudará a mostrar o seu trabalho de forma mais atualizada. Depois de um dia de trabalho, avalie aquilo que você acredita que seja mais prudente compartilhar, entenda que em alguns momentos você se sentirá no desejo de compartilhar tudo e qualquer coisa, mas será nesse momento que você deve parar e pensar o que realmente vale a pena e faz sentido, para isso, você poderá fazer algumas perguntas para si mesmo e entender a real necessidade de mostrar para todas as pessoas no que você esta trabalhando.
Algumas perguntas que ajudarão na avaliação do compartilhamento de um conteúdo: “Isso é útil? É interessante? É algo que me sinto confortável em postar caso meu chefe ou minha mãe vejam?”Se você ficar na dúvida, pare um pouco, aperte o botão de salvar um rascunho, de uma volta e retorne avaliando se o conteúdo realmente vale a pena compartilhar, caso não seja ou não se sinta confortável, salve para uma próxima oportunidade.
Pense que cada compartilhamento te ajudará a ter um estoque de conteúdo, serão publicações e compartilhamentos diários que ao chegar no fim de um ano, você terá um grande acervo de materiais para mostra sua evolução.
Dica 4: Abra seu gabinete de curiosidades.
Não seja um acumulador. Antigamente pessoas possuíam um espaço destinado a guardar itens, um quarto de curiosidades repleto de relíquias que mostravam sua vontade por conhecimento. Nesse espaço você encontrava: livros, joias, conchas, artes entre outros artefatos. Todo esse arsenal de itens, mostrava o que você possui como conteúdo ou conhecimento.
Todos temos tesouros guardados, podendo ser itens em casas ou em nossa memória. Durante a nossa vida, nós carregamos coisas estranhas e maravilhosas e isso acaba se tornando parte de nós, da nossa história, isso é o que nos molda e faz com que possamos ser grandes historiadores da nossa própria vida.
Tenha sempre em mente que ao compartilhar conteúdo, você irá mostrar qual é a sua rede de influência e inspiração, certamente atrairá pessoas que tenham o mesmo gosto. Isso talvez te distanciará de algumas pessoas que não tem tanta afeição pelo mesmo material, mas seja firme e continue no caminho que se sente confortável e te faz realizado.
Dar o crédito é sempre esperado, então, toda vez que for compartilhar algo, marque sua referência, marque a pessoa (rede social ou site) para que outras pessoas também tenham a oportunidade de pesquisar mais.
Dica 5: Conte boas histórias.
As pessoas que acompanham seu trabalho, querem saber mais de você, mais do que você faz e do que você se inspira. Saiba contar histórias de forma clara e concisa, mostre detalhes, apresente algo que seja realmente relevante para o seu público e certamente você irá conquista-lo.
Um bom projeto é estabelecido em três atos: O primeiro ato é o passado (onde você esteve), o segundo é o presente (onde está nesse momento e o que fez para chegar até esse ponto) e o terceiro é o futuro (para onde está caminhando e qual pessoa está se tornando).
Mantenha sempre as pessoas em mente e o quanto elas estão conectadas com você, pode ser uma história que esteja em andamento ou que tenha acabado, o importante é ter a comunicação. Pense que tudo o que você compartilha é um tempo seu que está sendo divulgado, seja eficiente e valorize-o.
Dica 6: Ensine o que você sabe.
Se você está aprendendo algo, divulgue, compartilhe suas referências e materiais. Compartilhar tudo que está te ajudando vai colaborar e muito para o seu desenvolvimento.
Ensinar não diminui o valor do que você faz, pelo contrário, aumenta. Quando ensina alguém, você está gerando mais interesse no seu próprio trabalho. As pessoas se sentem mais próximos porque de alguma forma você está deixando elas entrarem em contato com o seu conhecimento.
Compartilhando o que você sabe, fará com que outros também aprendam com você.
Dica 7: Não se torne spam humano.
Esteja próximo de pessoas que fazem parte daquilo que você gosta, daquilo que você almeja, daquilo que te realiza. Hoje em dia conhecer pessoas ou estar em ambientes que não colaboram para aquilo que você mais deseja, não fará bem para você e para as pessoas que estão ao seu redor. As pessoas se sentem sugadas de uma energia que não a contagia e certamente não irá te inspirar também, portanto, se aproxime de um grupo de pessoas que tenham gostos similares ao seu.
Faça coisas que você ame e que te faça bem, seja um grande apaixonado por seus projetos. Certamente você irá atrair as pessoas certas e que tem o mesmo objetivo ou que defendem a mesma ideia.
Pense que quanto mais você compartilhar o que ama, mais pessoas atrairá de forma natural e que valorizarão o seu trabalho e estarão sempre com você.
Deixe o ambiente virtual e comece a estar presente com pessoas, amigos e familiares, elas adorarão saber de todos os detalhes e certamente irão compartilhar aquilo que mais amam com você.
Dica 8: Aprenda a apanhar.
Quando você coloca o seu trabalho para todos, você deve estar preparado para as críticas que podem surgir. Quanto mais pessoas se depararem com o seu trabalho, mais chances de receber comentários e opiniões contrárias você terá. Esteja pronto para enfrentar isso de uma forma mais tranquila e saudável possível.
O medo das críticas é apenas a imaginação fazendo uma curva errada. Uma crítica ruim não é o fim do mundo, ninguém nunca morreu por causa de uma opinião negativa. Coloque muito trabalho em tudo o que você faz. Quando as pessoas começarem a criticar, trabalhe mais e mostre mais, quanto mais ouvir mais você verá que as críticas não irão te machucá-lo. Você não pode controlar o tipo de crítica, todas sempre serão uma oportunidade para novos trabalhos.
Mantenha-se sempre equilibrado com tudo que acredita, afinal, o seu trabalho deve representar quem você é! Esteja sempre próximo de pessoas que confiam e acreditam em você.
Dica 9: Venda-se.
Trabalhe muito em seu projeto de forma que ele se torne um produto que você possa vender. No momento que for cobrar, você deve pensar no valor que realmente vale e que irá recompensar todo o investimento que fez. Tenha uma rede de contatos que você possa encaminhar as novidades com frequência, atualizando cada uma dessas pessoas que acreditam e que irão adquirir o seu trabalho.
Ter uma rede de contatos te ajudará no compartilhamento de informações e projetos, as pessoas que se mantiverem na sua lista, certamente serão os seus maiores apoiadores.
Dica 10: Fique por perto.
Fique por perto de seus projetos e nunca desista. Se você não sentir vergonha de quem você foi, provavelmente você não evoluiu, pense nisso e procure crescer gradativamente em buscar dos seus sonhos e objetivos.
Toda a carreira está cheia de momentos altos e baixos. Isso faz parte de uma jornada, e até que tenha vivido um pouco mais, você não saberá em que momento realmente está.
Trabalhe em seus projetos sem parar, mantenha uma consistência em busca do seu objetivo principal. Não aguarde comentários e opiniões, faça isso durante a jornada, mantenha-se sempre firme em buscar do resultado que tanto almeja e seja consistente durante todo o processo.
Sempre comece algo novo utilizando as experiências adquiridas.
Sucesso.
Cleyton.